CuriosidadesDicasTendências

Tecnologias e tendências do setor calçadista nesse e nos próximos anos.

A indústria calçadista sofreu grandes desafios ao longo dos últimos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados — a Abicalçados — apesar de o segundo semestre do ano passado já apontar uma curva ascendente nos números do setor, fechamos aquele ano com produção e varejo menores, 1,3% e 1,6%, respectivamente.

Além de prováveis variações no cenário econômico, que deve impactar significativamente a demanda interna e as exportações, a indústria calçadista também deve sentir outras mudanças no mercado. Com isso, deverá se adaptar às tendências com a implementação de novos recursos e procedimentos.

Conheça as tendências para indústria calçadista:

Parceria entre a indústria e o varejo.

Construir parcerias de longo prazo é uma grande tendência para a indústria calçadista. É preciso investir em relacionamentos estratégicos duradouros, em que todas as partes possam colaborar com o desenvolvimento das empresas e compartilhar os benefícios dessa parceria.

Estabeleça boas parecerias com seus fornecedores. Isso pode gerar benefícios e resultados para o negócio.

Assim, é possível desenvolver um produto melhor e uma entrega mais qualificada, além de oferecer uma melhor experiência para o consumidor.

Omnichannel.

Tendência não apenas na indústria calçadista, mas para todos os segmentos de mercado, a abordagem de vendas multicanal é uma realidade em curso. Graças às tecnologias digitais, a jornada do consumidor passa por diferentes pontos de contato, tais como: redes sociais, site, e-mail, anúncios virtuais entre outros canais de interação, além de envolver a loja física também.

Fique de olho em todos os canais de venda, tanto online como físico, para tornar a experiência de compra do cliente única.

Por isso, empresas precisarão se adaptar a essa nova realidade e investir em uma estrutura de marketing, atendimento e estratégias de showrooming, de modo a atender o consumidor em todos os seus momentos de contato com a marca.

Fast Fashion.

Outra tendência que vem se consolidando na indústria calçadista é o conceito de fast fashion. Trata-se da capacidade em atender as mudanças na demanda de clientes com o lançamento de novas coleções e produtos a preços razoáveis ou com ofertas imperdíveis.

Aposte sempre em novas coleções para atender a demanda do cliente.

Para isso, muitos varejistas apostam em coleções especiais em parceria com designers renomados e lojas que alcancem o seu público-alvo ideal.

Multi Experiência.

Empresas estão investindo cada vez mais nas diferentes aplicações de tecnologias digitais para o varejo.

A realidade virtual (VR), a realidade aumentada (AR) e a realidade mista (MR) estão transformando a nossa forma de perceber o mundo digital e interagir com ele. Esta mudança nos aproxima de um futuro com aplicações que oferecerão ao usuário experiências múltiplas.

A autonomia dos objetos tecnológicos.

As novas tecnologias estão chegando também para agilizar a logística.

À medida que aumenta a aceitação social e que tanto a regulação como os progressos tecnológicos o permitam, veremos cada vez mais veículos, drones, robôs e outros objetos autônomos nas ruas. Com isso, a entrega dos produtos da indústria calçadista também se diferencia, podendo o consumidor comprar no e-commerce e receber em casa através de um drone.

Consolidação e formalização do setor.

Muitas confecções ainda são bastante fragmentadas e têm seus funcionários trabalhando em situação informal. Em função disso, a tendência é que o setor se consolide e formalize suas operações, de modo que possam expandir suas atividades e, dessa maneira, aumentar seus ganhos.

É importante formalizar suas operações e estar atento as exigências fiscais do seu negócio para que o mesmo prospere de forma saudável e duradoura.

Afinal de contas, o mercado tem preferência por empresas que atuam dentro das conformidades a fim de consolidar parcerias estáveis. Portanto, companhias que não se adaptarem às exigências fiscais poderão desperdiçar valiosas oportunidades de negócios. Por isso, é fundamental que as companhias estejam atentas às tecnologias e tendências desse segmento. E nós da Semear Atacado procuramos sempre seguir todas as tendências e tecnologias do mercado.

Compartilhar:

Deixe um comentário