Sustentabilidade: como essa prática pode alavancar seu negócio
Para entender como aplicar a sustentabilidade no seu negócio é necessário compreender primeiro qual é o conceito. O conceito de sustentabilidade vai muito além da preocupação com o meio ambiente e abrange formas de cuidado com a sociedade, com os recursos naturais e com as gerações futuras.
Sabe-se que as práticas de sustentabilidade estão ganhando força nos últimos anos. Os consumidores estão cada vez mais preocupados e conscientes quanto às atitudes sustentáveis e ecológicas, e se identificam com empresas e marcas que tenham a sustentabilidade como parte e até essência do seu negócio.
Qualquer atividade empresarial causa efeitos sobre a sociedade e sobre o meio ambiente. Porém, a indústria de calçados é conhecida por ser uma das mais poluentes, devido à produção de várias toneladas de resíduos por dia, decorrentes da fabricação de seus produtos. Diante deste cenário, as empresas do ramo calçadista estão adotando práticas mais ecossustentáveis. O objetivo é produzir mais, com melhor qualidade, gerando menos poluição e utilizando menos recursos naturais, para minimizar os impactos ao meio ambiente.
O que é um calçado sustentável?
O que torna um calçado sustentável vai desde a forma como sua matéria-prima é extraída e produzida até questões como: a valorização da mão de obra, relações trabalhistas, durabilidade das peças e biodegradação.
Para atender a processos mais sustentáveis, várias empresas começaram a produzir os calçados ecológicos, que são aqueles feitos com material reciclável ou com fibras naturais, como algodão, por exemplo. Existem até calçados produzidos de forma artesanal, feitos com roupas de brechó ou com material de descarte de outras empresas.
Uma grande empresa do ramo que assumiu o compromisso de ser socialmente responsável, é a Grendene. Todos os calçados produzidos por ela são veganos, produzidos com materiais totalmente recicláveis e isentos de substâncias tóxicas. Além disso, uma de suas marcas, a Ipanema, já possui certificação Biobased – é uma certificação internacional que garante que o produto contém matérias-primas renováveis em sua composição – o que reforça o empenho da empresa para o desenvolvimento sustentável.
Confira mais um exemplo de atitude sustentável:
Existe uma marca americana de alpargatas chamada TOMS, criada por Blake Mycoskie, que ficou mundialmente conhecida por ter sido concebida com a sustentabilidade atrelada à marca. Foi a primeira empresa for profit – em economia, esse termo significa que a empresa utiliza seus lucros para reverter em outros produtos que não tem fins lucrativos.
Tudo começou em 2006, quando Blake, criador da marca, fez uma viagem à Argentina, onde conheceu algumas crianças carentes que não tinham sapatos. E, por andarem descalças, Blake percebeu que elas ficavam mais suscetíveis às doenças e deixavam de ir à escola.
Para ajudar estas crianças, Blake pensou em alguma ação que motivasse as pessoas a contribuir. E foi aí que, junto com as alpargatas da marca, surgiu o conceito one for one (um por um): para cada calçado vendido, um outro par é doado para uma criança carente. Essa ação beneficente trouxe uma visibilidade incrível ao negócio de Blake, resultando em vendas de 10.000 pares de calçados já no primeiro ano da empresa.
E agora, como deixar seu negócio mais sustentável?
Até mesmo os pequenos negócios podem praticar ações sustentáveis para promover a diminuição dos custos e a redução de impactos na natureza, valorizando a imagem da empresa diante da sociedade.
As ações simples de gestão ambiental como: descarte correto dos produtos, de papel, e até a atenção com a poluição visual, como o excesso de cartazes na loja, devem fazer parte da rotina. Preocupar-se com a economia de papel na impressão, fazendo mais uso de meios eletrônicos e utilizando papel reciclado já fazem uma grande diferença.
Também é necessário atentar-se ao consumo consciente da água, verificando desperdícios e vazamentos. Na limpeza do seu estabelecimento, use produtos biodegradáveis e busque alternativas de economia de água. Crie campanhas de conscientização de economia de água com seus clientes e funcionários.
O uso eficiente de energia também é uma ação que traz reflexos positivos, por isso, utilize a iluminação natural a seu favor e instale equipamentos que consumam menos energia elétrica. Colocar lâmpadas de LED, ao invés de lâmpadas comuns também é uma excelente alternativa.